20 julho 2010

Primeira mulher a conquistar o título de Mestre

Ainda que o Ving Tsun tenha sido criado por uma mulher, sabe-se que a grande maioria dos praticantes de hoje são do sexo masculino. Por outro lado, há um grupo significativo de mulheres que, com muita qualidade, representam o Sistema Ving Tsun. Na América do Sul, sem dúvida, a maior expoente da ala feminina é a praticante Úrsula Lima, do Rio de Janeiro, que desde 1995 auxilia os trabalhos do mestre Julio Camacho, diretor do Núcleo Barra da Tijuca.O resultado destes quinze anos de dedicação ao Ving Tsun foi coroado no último dia 17 de Julho, quando os líderes do Clã Moy Yat Sang - Mestre Leo Imamura e Dra. Vanise Imamura - reconheceram a discípula Úrsula Lima como Mestra de Ving Tsun, em uma brilhante cerimônia. Úrsula Lima portanto, se consagra a primeira mulher da América do Sul a receber o título de Mestre Qualificado de Ving Tsun da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence. O Mestre Anderson Maia, como mais antigo membro presente, teve a honra de abrir tal cerimônia.

13 julho 2010

Dia Memorial do Ving Tsun (II)

O Dia Memorial do Ving Tsun foi celebrado no Núcleo BH Savassi com presença significativa de seus membros.O evento iniciou com uma pequena palestra sobre as particularidades de um Mo Gun - o local para a vivência marcial - baseado nas tradições que remontam desde o templo Shaolin ao Grão-Mestre Moy Yat.
Monges praticando Kung Fu no templo Shaolin - a origem de um Mo Gun.
Logo após, iniciou-se uma prática de Chi Sau, uma homenagem aos praticantes de Ving Tsun que fundaram a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association e seguramente responsáveis pela popularização deste exercício tradicional em todo o mundo. Abaixo, vê-se uma foto de Bruce Lee na clássica posição de Chi Sau, com o patriarca Ip Man, então seu Si Fu em Hong Kong.
Um jantar típico chinês encerrou o Dia Memorial do Ving Tsun de 2010.

04 julho 2010

Dia Memorial do Ving Tsun (I)

O Ving Tsun tornou-se uma "febre" em Hong Kong na década de 60. Todos queriam conhecer a eficaz "arte de combate". De um lado, o patriarca Ip Man e seus mais fiéis seguidores. Do outro, "praticantes e mestres" fazendo uso indevido do bom nome que o Ving Tsun até então carregava na comunidade chinesa.Ip Man percebeu que era o momento para criar uma organização oficial, que indicasse os autênticos praticantes de Ving Tsun daquele movimentado círculo marcial (Mo Lam), da então ilha britânica.Em 04 de julho de 1967 foi criado um comitê organizador para fundar a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, onde os discípulos do patriarca Ip Man foram reconhecidos pelo próprio e, por sua vez, pelo governo de Hong Kong, na condição de melhor organizar o Ving Tsun.
A família Moy Yat visitando a HKVTAA
Por fim, no ato da fundação, Ip Man orientou que este dia seria para recordar os ancestrais da arte. Estava sendo criado para as gerações vindouras o Dia Memorial do Ving Tsun.