28 outubro 2010

Moy Yat Ving Tsun em breve na Espanha

Marcelo Navarro, membro vitalício da família Moy Yat Sang e antigo diretor do núcleo Buenos Aires entre os anos 1999 e 2003, vive hoje em Madri, Espanha. Ele está agora empenhado a iniciar o primeiro núcleo da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence em território europeu, com total apoio do mestre Leo Imamura, assim como do Conselho de Mestres da instituição.O tutor Navarro, como é conhecido, tem se dedicado em caráter de imersão aqui, para levar a atualização do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligência Marcial à capital espanhola, onde já há um grupo de praticantes interessados em conhecer o Ving Tsun sob a denominação Moy Yat.

Mestre Anderson Maia, que esteve auxiliando Navarro neste processo, estará viajando para a europa, a fim de auxiliar a implantação do núcleo, que abrirá as portas para o grande mercado de artes marciais europeu. Há de se destacar ainda que em Madri, vive também o membro vitalício Gustavo Rilo, ator e coreógrafo de lutas. E o mestre Anderson Maia tem um discípulo na europa, Bruno Moura, vivendo em Lisboa, Portugal.O líder do Clã Moy Yat Sang, mestre Leo Imamura, muito em breve estará em solo europeu para a cerimônia de abertura do núcleo Madri.

25 outubro 2010

II Cerimônia de Baai Si do Ano do Tigre

Um gupo seleto de cinco praticantes, dos núcleos Buenos Aires e BH Savassi, puderam ser reconhecidos como membros vitalícios pelo mestre Leo Imamura. A cerimônia, conhecida como Baai Si, foi realizada no jantar onde também se celebrou os 20 anos da Moy Yat Ving Tsun na Argentina.Javier Kornuta e Gustavo Parisi foram os argentinos consagrados como Yat Jin Dai Ji, ou seja, discípulo de 1ª geração do mestre Leo Imamura e pertencentes da genealogia da linhagem Moy Yat, em caráter vitalício. Na cerimônia, a tradição é receber um nome em chinês (nome-kungfu). Javier agora é “Moy Fu Ding 梅虎丁” e Gustavo é “Moy Fu Gang 梅虎庚”.Ainda como Yat Jin Dai Ji, Peter Hutchinson e Rafael Mourão, ambos do núcleo BH Savassi, foram os brasileiros que, na ocasião, tiveram a mesma honraria. Peter recebeu o nome “Moy Fu Mou 梅虎戊” e Rafael agora é “Moy Fu Kei 梅虎己”.“Moy” é o sobrenome da família chinesa que agora os citados se integram. Já o nome “Fu” presente em todos, indica o ano do tigre, vigente em 2010. O último nome compõem a ordem de antiguidade destes discípulos na cerimônia.Por fim, o já discípulo do mestre Anderson Maia, o membro vitalício Helder Lima (Moy Wut Dei), foi reconhecido pelo mestre Leo Imamura como Choi Jin Dai Ji, ou seja, discípulo de 2ª geração.

24 outubro 2010

Argentina celebra 20 anos de MYVT

O núcleo Buenos Aires celebrou no último dia 24/10 vinte anos de existência. A Moy Yat Ving Tsun na Argentina iniciou o seu trabalho na mesma época que em Minas Gerais, em 1990.

Desde lá, o mestre Anderson Maia acompanhou o desenvolvimento do Ving Tsun na capital portenha, sempre acompanhando o mestre Leo Imamura em viagens ou nos inúmeros intercâmbios entre os membros argentinos e brasileiros.

O atual diretor do núcleo Buenos Aires, mestre Leandro Godoy, recebeu em nome de todos da Argentina uma placa celebrativa, onde destaca-se estas duas décadas de uma rica história de salvaguarda do legado Ving Tsun Kuen.

10 outubro 2010

Templo Shaolin na capa da National Geographic

O lendário templo marcial chinês de Shaolin e a mais conceituada revista sobre cultura e geografia do mundo, a National Geographic. A edição desta de outubro coloca Shaolin em sua capa.Dentro da revista, a matéria explora as remotas raízes do Kung Fu do consagrado templo, da província chinesa de Henan, onde também descreve como é o Shaolin de hoje, fazendo um paralelo entre o passado e o presente.

Leia a matéria na íntegra, acessando:

http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-127/