No ano do dragão de 1988, há 24 anos, o Mestre Leo Imamura (Moy Yat Sang), então reconhecido discípulo de Grão-Mestre Moy Yat desde 1987, encontrava-se na sede mundial da Moy Yat Ving Tsun, em Nova York - EUA, recebendo a autorização oficial de seu mentor para fundar a Família Moy Yat Sang no Brasil.
|
O ainda jovem Leo Imamura, na década de 80, trabalhando na escola de GM Moy Yat. |
Já no País, o dia escolhido para tal fundação foi o auspicioso
08/08/88. Foi assim que a denominação MYVT iniciou a sua história na América do Sul, com o Mo Gun na cidade de São Paulo.
O "oito" na cultura chinesa (baat
八) leva o simbolismo da fartura e da prosperidade. Este algarismo também sempre perseguiu a vida do Mestre Leo Imamura, desde a sua infância, com felizes coincidências. A maior delas foi receber a placa de número 8 do Clã Moy Yat - o tradicional Jiu Paai.
|
As placas tradicionais (Jiu Paai) do Clã Moy Yat, sendo a 8 dedicada à Leo Imamura. |
Em mais um ciclo do dragão, agora de 2012, a Família Moy Yat Sang, atualmente um respeitado Clã mundial do Ving Tsun, comemora 24 anos de existência. Com a soma de
118 Membros Vitalícios de 1a. geração e 18 Membros Vitalícios de 2a. geração, o Mestre Leo Imamura comprova, somente por estes números, o seu imenso esforço para manter acesa a chama do Ving Tsun, honrando, acima de tudo, a herança deixada por seu mentor, Grão-Mestre Moy Yat, da linhagem Ip Man.
|
Ano 2000: Grão-Mestre Moy Yat outorgando seu busto original à Família Moy Yat Sang. Uma grande vitória. |
A todos àqueles que estiveram envolvidos com nossa Família Kung Fu nestes 24 anos, do Canadá à Argentina, da América à Europa, e, claro, da China, recebam os nossos votos de gratidão.
Anderson Maia (Moy On Da San)
Mais antigo discípulo ativo da Família Moy Yat Sang no Brasil
www.myvt.org