Na data do aniversário do grão-mestre Moy Yat (梅逸 , veja também aqui), 28 de junho, o núcleo Savassi teve a oportunidade de contar com um workshop em sua homenagem ministrado pelo mestre Anderson Maia. Esta data era sempre comemorada pelo grão-mestre e seus discípulos, mas há exatos 10 anos, em 1997, o aniversário de Moy Yat foi especial: ele resolveu anunciar sua aposentadoria. Por causa disto, neste ano a sua festa foi especial. No workshop, o núcleo Savassi teve a oportunidade de ver um vídeo gravado na ocasião desta festa, mostrando que foi realizada num salão tradicional em Chinatown, Nova Iorque, e contou com danças tradicionais, demonstrações de várias famílias, discursos, homenagens e muita confraternização. O grão-mestre estava vestido de branco (cor que significa aposentadoria ou luto na tradição chinesa) e estavam presentes todos os mestres herdeiros de Moy Yat, entre eles o mestre Leo Imamura, responsável pela MYVT na América do Sul, entre outros representantes do clã sul-americano.
Dentre as demonstrações da festa estava a do clã sul-americano, conduzida pelo mestre Nataniel Rosa. Nela foram apresentadas a aplicação prática de técnicas representativas de níveis do sistema Ving Tsun. O treinamento e discussão do workshop se concetraram então em recriar e entender as técnicas utilizadas nesta demonstração, que apesar de simples (econômica/simples em movimentos) está longe de ter sido simplória (simples em conceitos/idéias). Muito antes pelo contrário: aplicar com destreza e legitimidade as poucas técnicas exige um conhecimento da natureza do Ving Tsun.
Durante o workshop conduzido pelo mestre Anderson Maia, os praticante treinaram dois a dois diversas combinações, experimentando com as técnicas vistas no vídeo. Após cada uma das experiências houve discussões a respeito da aplicabilidade das técnicas e também sobre o que pode ou não legitimizar a técnica. Sem dúvida uma discussão interessante mas também complexa.
Grão-mestre Moy Yat teve uma longa e produtiva vida, então resumi-la não é fácil, mas alguns fatos marcantes da vida dele foram:
- Em 28 de junho de 1938 nasce Moy Yat em Toi Shan, Guang Zhou, Cantão, China.
- Em 1953 foi para Hong Kong, China.
- Em 1957 iniciou seu treinamento no Ving Tsun com o mestre Yip Man (葉問).
- Em 1962 tornou-se, aos 24 anos, o sifu mais novo reconhecido por Yip Man.
- Em 1967 ajudou a fundar a "Ving Tsun Athletic Association" em Hong Kong.
- Em setembro de 1973 mudou-se para os EUA (Nova Iorque).
- Em 1974 fundou sua escola em Chinatown, que até hoje está em funcionamento.
- De 1974 a 1997 formou diversos mestres, hoje reconhecidos como legítimos transmissores do Ving Tsun, dentre eles mestre Leo Imamura. Além disto, publicou diversos livros e vídeos dedicados ao Ving Tsun.
- Em 1997 aposentou-se (parou de receber novos alunos).
- Em 23 de janeiro de 2001 morre grão-mestre Moy Yat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário