27 setembro 2007
10 anos de Moy Hoh Laai
24 setembro 2007
Bernardo Vaz visita a sede mundial em Nova York
14 setembro 2007
I Festa à Fantasia da Família Kung Fu / Aniversário do Sifu Anderson Maia
11 setembro 2007
05 setembro 2007
Quinto Hoi Jong da Família Moy On Da San
Nesta auspiciosa data de 05 de Setembro de 2007 a família Moy On Da San realizou seu quinto Hoi Jong (cerimônia que dá acesso ao nível superior inicial do sistema, o Moy Fa Jong). O membro Bruno Tavares, que há muito contribui de diversas formas com a família, terá agora o novo desafio deste novo nível. O processo iniciou-se com o fechamento do seminário (que se concentrou no nível Biu Je) e um estudo da forma, com diversos comentários a respeito da mesma.
Para garantir a maior legitimidade possível, houve inicialmente uma conversa franca entre os presentes a respeito do cumprimento das condições para a realização do Hoi Jong, tanto em termos objetivos quanto em termos subjetivos. Ressaltou-se também que hoje em dia os marcos objetivos têm uma importância que não tinham num círculo marcial tradicional de antigamente e, portanto devem ser respeitados, apesar de não se poder despresar os muitos pontos subjetivos do processo de convivência Kung Fu.
Após estas considerações foi feito o Hoi Jong do membro Bruno Tavares, começando o mestre Anderson Maia por mostrar as duas primeiras partes da forma no boneco de madeira, passando pela entrega de Hung-Bao, e terminando com o novo membro do nível superior inicial treinando as partes da forma recém aprendidas. Sem dúvida alguma, uma noite muito boa para a família!
Workshop Comemora Memorial do Patriarca Ip Man
No quinto dia do nono mês é comemorado, tradicionalmente na família Ving Tsun, o aniversário do patriarca Ip Man, respeitadíssimo mestre desta arte. Nesta data o mestre Anderson Maia prestigiou a data com um seminário que começou com uma narrativa de estórias que relacionam o patriarca e o nível Biu Je do sistema em sua terra natal de Fat San.
O seminário concentrou então sua extensa parte prática em quatro técnicas características do Biu Je. Os presentes, em duplas, estudaram possíveis aplicações destas técnicas nos exercícios corporais. Alternavam-se discussões corporais entre as duplas e análises do grupo a respeito das conclusões tiradas em cada dupla. Visava-se sempre a legitimização das técnicas, o que nunca é fácil tendo-se em vista que, num sistema de variação como o Ving Tsun, as circunstâncias que separam uma aplicação legítima de uma que não é legítima são mínimas e sutis. Todos os presentes demonstraram estarem comprometidos com este conhecimento.
Mais para o fim do evento foram mostrados vídeos do patriarca e uma grande coleção de fotos dele em diversos momentos de sua vida. É bom rever visualmente os antepassados em datas auspiciosas, desde que estas imagens sejam contextualizadas pelos seus ensinamentos, como foi o caso das atividades da noite.
A escolha do Biu Je como foco foi providencial pois é este o nível que fecha a triologia fundamental do sistema e, portanto, abre as portas para o nível superior Moy Fa Jong: e foi justamente uma passagem para este nível que tornou esta data mais auspiciosa ainda na família Moy On Da San.