05 setembro 2007

Workshop Comemora Memorial do Patriarca Ip Man

No quinto dia do nono mês é comemorado, tradicionalmente na família Ving Tsun, o aniversário do patriarca Ip Man, respeitadíssimo mestre desta arte. Nesta data o mestre Anderson Maia prestigiou a data com um seminário que começou com uma narrativa de estórias que relacionam o patriarca e o nível Biu Je do sistema em sua terra natal de Fat San.

O seminário concentrou então sua extensa parte prática em quatro técnicas características do Biu Je. Os presentes, em duplas, estudaram possíveis aplicações destas técnicas nos exercícios corporais. Alternavam-se discussões corporais entre as duplas e análises do grupo a respeito das conclusões tiradas em cada dupla. Visava-se sempre a legitimização das técnicas, o que nunca é fácil tendo-se em vista que, num sistema de variação como o Ving Tsun, as circunstâncias que separam uma aplicação legítima de uma que não é legítima são mínimas e sutis. Todos os presentes demonstraram estarem comprometidos com este conhecimento.

Mais para o fim do evento foram mostrados vídeos do patriarca e uma grande coleção de fotos dele em diversos momentos de sua vida. É bom rever visualmente os antepassados em datas auspiciosas, desde que estas imagens sejam contextualizadas pelos seus ensinamentos, como foi o caso das atividades da noite.

A escolha do Biu Je como foco foi providencial pois é este o nível que fecha a triologia fundamental do sistema e, portanto, abre as portas para o nível superior Moy Fa Jong: e foi justamente uma passagem para este nível que tornou esta data mais auspiciosa ainda na família Moy On Da San.

Nenhum comentário: