21 dezembro 2011

SHORTNEWS - BOLETIM DEZEMBRO/2011

Ainda que para o calendário chinês o ano somente terminará no dia 23 de janeiro de 2012, nós, da Moy Yat Ving Tsun, já podemos celebrar o encerramento deste ano do coelho com muitas realizações. Durante o período de 17/12 à 04/01 estaremos em recesso. No dia 05/01 retornaremos, já preparando a chegada do auspicioso ano do dragão. Acompanhe a seguir os últimos eventos de 2011: 

01/Dez 
Abertura do Curso de Mandarim
O núcleo BH Savassi tem o privilégio de ter como integrante um nativo chinês, Chen Yen Pin. Contando ainda com o apoio de seus familiares - a família Chen - Chen Yen Pin iniciou os membros da família Kung Fu no idioma chinês oficial, em uma aula introdutória.
O encontro permitiu que os praticantes de Ving Tsun brasileiros pudessem apreciar os primeiros passos da língua mandarim, suas diferentes entonações e construção de frases.
A partir de 2012 haverá este curso básico de conversação do mandarim, sendo uma extensão ao curso já existente de escrita chinesa, ministrado anualmente pelo tutor sênior de Ving Tsun e letrado Leonardo Mordente.

03/Dez 
Aniversário da Líder do Clã Moy Yat em New York

O local escolhido para a celebração do 71o. aniversário da Líder do Clã Moy Yat, Sra. Helen Moy, foi o mesmo do ano anterior: o confortável "Jade Asian Restaurant", bem localizado em Chinatown do bairro Queens, de New York, EUA.
Como em todas as edições, a celebração reuniu centenas de personalidades do grande Clã Moy Yat, mestres e discípulos desde a década de 60, passando pelos anos 70, 80, 90, chegando aos mais remanecentes decendentes do Grão-mestre, dos anos 2000. Uma verdadeira "aula" sobre a Família Moy Yat, provando sua vitaliciedade.
Sra. Helen Moy ladeada pelos netos, nora e filho, o mestre sênior William Moy.
Do Brasil, viajaram acompanhando o mestre sênior Leo Imamura os mestres Nataniel Rosa, Júlio Camacho e Celso Grande, além do tutor sênior Marcello Abreu.

14/Dez 
Workshop sobre o Baat Jaam Do

O Mestre Anderson Maia dedica sua última sessão do ano para apresentar o Baat Jaam Do, o nível superior final do sistema Ving Tsun. Este evento ocorre desde 2001, já sendo uma tradição no mogun MYVT de Belo Horizonte.
Histórica faca de treinamento do Grão-mestre Moy Yat (Hong Kong, anos 60)
O Baat Jaam Do, por força da tradição, deve ser transmitido de forma sigilosa. Há uma analogia, desde a antiga China, com a montanha Lu Saan, que fica durante todo o ano coberta por neblina, onde ninguém consegue visualizar sua face descoberta. 
O mesmo dizem das facas do Ving Tsun, de aprendizagem privativa, onde ninguém assiste. Talvez por isto este workshop de final de ano sempre atrai os membros do núcleo BH Savassi. Uma forma de reunir a todos e, ao mesmo tempo, prestigiar o mais raro e cobiçado conhecimento do Ving Tsun Kuen.


15/Dez 
Festa de Final de Ano da Família Kung Fu

As gerações do Ving Tsun no passado elegiam restaurantes e locais apropriados para fazerem as refeições e se relacionarem, de maneira que o aprendizado marcial do mogun se estendesse para a vida rotineira.

Foi assim em Foshan com várias gerações. Desde a época do "junco vermelho", no século XVIII, passando por Leung Jaan e Chan Wa Sun, no século XIX, chegando até Ip Man, nos idos do século XX. Locais ficaram marcados nesta cidade para encontros, como por exemplo o restaurande Tin Hoi, frequentado por tais gerações. Depois, em Hong Kong, o patriarca Ip Man manteve o costume, sendo o restaurante King Wa (Nathan Road) um dos locais preferidos pela família Kung Fu, já na década de 60.
Nathan Road nos anos 60. Vários restaurantes frequentados por Ip Man nesta avenida.
A família Kung Fu de Belo Horizonte tem também os seus lugares tradicionais, ainda que muitos não são de comida típica chinesa. Dentre os de comida chinesa, são frequentados pelo menos quatro: o restaurante Chá Jasmim, o restaurante Macau, o restaurante San Ho e o restaurante Dragon Palace.
No entanto, a festa de final de ano do núcleo BH Savassi sempre foi comemorado em um restaurante argentino da capital mineira, dos proprietários Beatriz e Gustavo Roman, antigos vizinhos e grandes amigos da família Kung Fu. A comemoração deste ano aconteceu no novo endereço do casal, a Parilla Los Hermanos, excelente casa de carnes e vinhos argentinos.

Nenhum comentário: