31 janeiro 2007

Ano Novo Chinês inicia em 18 de fevereiro de 2007 – Ano 4705 da China

Quinze dias antes da passagem do ano, o povo chinês inicia um período de muitas festividades, como por exemplo, a "Festa das Lanternas" e o "Festival da Primavera". Este processo festivo é denominado de SAN NIEN.

Tudo o que se faz e o que se come faz parte de um auspicioso processo de preparação para a chegada do novo animal, neste caso, o porco (ou javali), que ocupa o lugar do cão (vigente em 2006). Em breve, publicaremos as previsões e aquilo que cerca o folclore do porco na cultura chinesa.

O sétimo dia da quinzena de festividades do SAN NIEN – Ano novo Chinês – é dedicada ao nascimento do ser humano. Este ano a homenagem ao Homem cai no dia 10 de fevereiro. Por esta razão, iremos realizar neste dia, junto às festividades do ano novo, a Cerimônia Tradicional de Admissão e Passagem de Nível da Família Moy On Da San / Mo Gun Savassi.

Um costume neste período é colocar os ideogramas "primavera" e "sorte" (vide desenho) na porta de entrada das casas. Curiosamente, tais cartazes são colocados de cabeça para baixo. O significado desta inversão é que a pronuncia do termo "cabeça para baixo" é similar ao da palavra "chegada". Quer dizer então: sorte para o ano que chega!

Esta quinzena que antecede o ano novo também serve para limpar, organizar, reformar e até mudar a casa. São deixadas balas e guloseimas em potes por todos os ambientes (para que tudo se torne mais "doce"). Os Jing Tong (sala principal marcial) são adornados com laranjas e tangerinas, além de flores. Outra curiosidade é que nenhum funeral acontece neste período!

No dia da entrada do ano, crianças saem às ruas para pedir o envelope vermelho "Hung Bao" aos mais velhos – o costume, fora esta época, é dos mais velhos receberem o "dinheiro da sorte" dos mais novos, como nas cerimônias do kung-fu. As notas ou moedas do "Hung Bao" de ano novo sempre devem formar números pares (desejos "em dobro"), mas nunca o "4", que é palavra homófona de "morrer".

Fogos de artifícios na virada do ano foi uma invenção dos chineses:

Gung Hey Fat Choi !!!
(o mesmo que "Feliz Ano Novo")

Programação do SAN NIEN

Data: Sábado, dia 10 de fevereiro de 2007, às 20:00hs
Local: Restaurante MACAU (área VIP) / Av. Olegário Maciel, 1767 – Lourdes
Programação:
20hs Início da Cerimônia Tradicional da Família Moy On Da San
21hs Jantar de celebração do SAN NIEN - Ano novo chinês
23hs As previsões sobre o ano chinês do porco

Cardápio do jantar e seu significado para o ano novo chinês:

Preparar os alimentos, com todo o cuidado e o máximo de simbolismo, é costume de várias culturas. Na China não é diferente, pelo contrário, os detalhes são tantos e tão valorizados que demora-se muitas vezes dias para o banquete ficar pronto. Um outro detalhe é que tudo deve ser cortado dias antes, evitando assim a exposição de facas ou instrumentos de corte durante o ano novo.

No cardápio, tenta-se montar pratos que se opõem, ou seja, um salgado e um doce, um condimentado e outro sem sabor, um seco casando com um molhado, um prato crocante com outro macio e assim por diante. Toda esta oposição é para levar ao equilíbrio das coisas, fruto da rica lógica chinesa, simbolizada pelo Yin e Yang.

Pastéis chineses / significado: coloca-se dentro mensagens de sorte. Também pode-se separar alguns com sabor diferenciado ou com uma moeda dentro. Aqueles que comê-los, terão mais sorte no ano.
Siu (ou Shao) Mai / significado: pela forma que é preparado, com os ingredientes bem juntados, simboliza a união das pessoas.
Sopa de legumes / significado: são cozidos com suas raízes, pois estas lembram "barbas" e os homens sábios têm barbas longas.
Tao Fu / significado: além de ser o ingrediente sem sabor que equilibra com o condimentado, simboliza a boa saúde.
Arroz / significado: deve-se servir em forma de montanha, para que se "suba na vida".
Peixe / significado: indispensável, pois o ideograma para peixe tem o mesmo som de "Yu", que significa também fartura. Servido inteiro, para dar o sentido de tudo ser completado, do início ao fim.
Macarrão / significado: por seu fio longo, remete à "vida longa".

E claro, PORCO! / não se perdoa o porco nem mesmo em seu próprio ano. Deve-se ter pelo menos dois tipos: um agridoce e outro salgado.

No dia seguinte à virada do ano, não se come aves, como a galinha, pois são animais que "ciscam para trás", ou seja, fazem voltar ao ano passado. Enfim, tudo que se come (ou que não se pode comer!) tem que haver um significado.

Informações e reservas para o jantar: (31) 3261-6399

Nenhum comentário: