O primeiro evento sul-americano da Moy Yat Ving Tsun em 2007 não poderia ser mais especial. No dia 12 de Janeiro, em Sao Paulo, mestre Leo Imamura ministrou, com o auxílio dos mestres Anderson Maia (MG), Nataniel Rosa (DF), Julio Camacho (RJ) e Leandro Godoy (BsAs), o Seminario de Excelência do Nível Superior Final - Baat Jaam Do.
A faca dupla do Ving Tsun foi, desde a antiguidade, um aprendizado raro e restrito no círculo marcial chinês. Apenas alguns discípulos do patriarca Ip Man, por exemplo, tiveram acesso legítimo deste nivel, na época de Hong Kong.
Graças ao Programa MYVT de Inteligencia Marcial, este nível está sendo hoje acessado por um relativo número de praticantes, todos devidamente preparados e comprometidos com este aprendizado. Prova que qualidade, desde que haja comprometimento, pode aliar-se a quantidade. Não que antigamente não havia qualidade, pelo contrário. Mas o fato é que o Ving Tsun dos séculos passados não carecia de muitos sucessores, devido a condição provinciana de preservação.
Hoje o Ving Tsun é algo globalizado, acessado em mais de cinquenta nacionalidades. Portanto, quanto mais membros acessarem legitimamente este conteúdo final do sistema, mais o Ving Tsun estará devidamente preservado.
Nesta edição do seminário participaram, além dos mestres, os membros formados Fábio Matsushita e Washinton Fonseca; os membros vitalícios Sérgio Tanaka, Ricardo Osse, Ernesto Lazzaro, Marco Welter, Pedro Valadão, Fábio Campi, Felipe Seabra, Celso Grande e Cristina Azevedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário